Proposta Pedagógica

Sistema Bilíngue

Especialistas são unânimes em dizer que a infância é o melhor período para se aprender uma segunda língua. “Na infância o cérebro se desenvolve numa velocidade impressionante. A inserção de estímulos ambientais nessa fase amplia as conexões neuronais facilitando o aprendizado”, explica a psicóloga Daniela Moura. Para ela quanto mais cedo começar o aprendizado melhor, pois a criança terá mais chances de falar com a desenvoltura de um nativo da língua que estuda.

O melhor jeito de aprender é como se fosse uma brincadeira, sem pressão e cobranças em que a língua é utilizada na vida diária da criança, em atividades interessantes e motivadoras como brincar, cantar e desenhar. O bilinguismo tem diversas vantagens, inclusive ajuda na memória e na atenção.

Estes dados apoiam a implantação do Programa Bilíngue da International School aqui no Alumie. Nossas crianças terão a oportunidade de aprender inglês num ambiente seguro, onde a aquisição da língua acontece com naturalidade, simulando a forma como aprendemos a língua portuguesa

Esta parceria certamente gerará muitos frutos. Fiquem ligados ou como dizemos em inglês: Stay tuned!

Google for Education

A Alumie firmou uma parceria com a iniciativa Google for Education para disponibilizar um pacote de ferramentas online que incrementam o processo educativo. Trata-se de uma solução desenvolvida para maximizar a produtividade de alunos e professores, os quais podem interagir fora dos muros da escola.

Empreendedorismo

A Alumie complementando nossos Projetos de Educação Financeira que começa desde o Jardim 1, implementa esse ano o Empreendedorismo para nossos alunos do Fundamental I!

Música

A música é uma arte presente em todas as culturas como linguagem simbólica, com inúmeras representações, que permite à criança expressar suas emoções e sentimentos, contribuindo para a sua formação integral. É o elo entre o som e o silêncio, entre o criar e o sentir, entre os movimentos vibratórios e as relações que se estabelecem com eles.

Judô


A arte marcial japonesa foi criada em 1882 e seu principal preceito é usar a força de seu oponente contra ele próprio. Judô em tradução livre significa “caminho suave” a arte marcial é baseada em respeito e disciplina sendo recomendável para crianças à partir dos 2 anos de idade.

Um dos principais benefícios do judô está relacionado a disciplina empregada durante a realização da modalidade esportiva. Os pequenos judocas primeiramente devem aprender a respeitar as regras. Conceitos morais que são levados para a vida toda também são aprendidos durante a arte marcial, como por exemplo, humildade, perseverança, cooperação, respeito e compostura.

Robótica

A SMARTblocks é a empresa de Robótica que realiza aulas exclusivas com nossos alunos a partir dos 3 anos! Com metodologia exclusiva atua em mais de 11 aptidões nos nossos alunos, como: aprender a trabalhar em grupo, respeito, raciocínio lógico, organização e muito mais…

Artes

A arte, em todas as suas nuances, é um importante instrumento do desenvolvimento integral das crianças, que, ressaltamos, atingirá também o seu nível cultural e servirá de alicerce para uma vida estudantil plena e realizada.

Nós, educadores, temos sempre que utilizar os recursos disponíveis e imaginar outros para que a arte na escola não fique reduzida às atividades de coordenação motora, decorativa e/ou um mero passatempo. Gostaríamos de ressaltar que as artes fazem parte do cotidiano das crianças, e, quando bem empregadas, auxiliam no seu processo de ensino-aprendizagem. Apoio as práticas pedagógicas e agregar valores à educação são outros pontos que destacamos nesta caminhada educacional para que os nossos “pequenos” se reconheçam como construtores e participantes dos seus próprios saberes e suas próprias aprendizagens tão importantes na formação de cada ser humano.

Teatro

Neste ano a Escola Alumie implantou aulas de teatro para os alunos do Mini Maternal ao Jardim II.

Os encontros com o Professor priorizam o desenvolvimento do comportamento criativo através de histórias infantis e brincadeiras dirigidas. As atividades desenvolvem coordenação motora, desinibição, expressão corporal e concentração.

As aulas não têm como objetivo a formação de atores e atrizes, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana.

Educação Física

Na educação infantil é importante disponibilizar o maior número de experiências possíveis, apresentando um novo mundo. Nesse mundo, a criança começa a se relacionar com um meio social e físico, ajudando no desenvolvimento. A educação física consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes.

Com as brincadeiras, a criança estimula a imaginação, aprende a respeitar as regras, etc. O professor deve ser o interventor, ajudando o aluno a desenvolver seus conhecimentos, habilidades e relações sociais.

A partir de brincadeiras e jogos podemos aprimorar as capacidades físicas básicas como saltar, correr, arremessar, pular, subir. Os principais objetivos da atividade física infantil são: o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo.

Psicóloga

A maneira como a instituição escolar pensa e age na elaboração das atividades e/ou conteúdo proposto em cada fase do desenvolvimento infantil terá consequências futuras na vida escolar da criança. Pensando sempre na prevenção, para evitar dificuldades futuras, o Colégio Alumie possui uma equipe multidisciplinar, que favorece o melhor estímulo e acompanhamento de cada fase do desenvolvimento infantil.

Pedagoga

O professor não é mero espectador do caminho que a criança vai percorrendo, é o mediador do processo, que oportuniza desafios e conquistas das crianças, considerando cada estágio do desenvolvimento infantil. Para consistência e êxito do trabalho, reconhecemos a importância da leitura, da pesquisa e dos estudos, tendo em vista às constantes transformações no campo educacional. O professor, consciente de sua missão, desafia e problematiza situações de aprendizagem, estimulando, transformando e promovendo o conhecimento. “A melhor herança que o educador pode deixar a uma criança é permitir-lhe traçar seu próprio caminho e percorrê-la por completo com seus próprios pés”.

Sistema de Ensino Ari de Sá

O SAS elaborou um plano de conteúdos a partir de um projeto pedagógico de ensino que concebe a aprendizagem como resultado dos processos de interação. Assim, o material mantém a adequação dos assuntos de acordo com a idade do aluno, sem se distanciar dos documentos norteadores da educação no Brasil, tais como Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental I, Parâmetros Curriculares Nacionais e Matriz de Referência do ENEM.


Os temas das coleções são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, valorizar a expressão de ideias em diferentes linguagens, assim como a utilização de diferentes fontes de informação e de tecnologia na construção do saber, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita e contribuindo para ampliar sua visão de mundo, levando-o a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.

Nutricionista

Em nosso colégio, a Nutrição é feita de forma completa , individualizada e real!
Nossa Nutricionista Dra Talita Barbieri está presente, e sempre pronta a atender à dúvidas e informações.

No âmbito Educação

Como diz nossa Nutricionista: “Hábitos Saudáveis começam na infância”
Acreditando nisso, nosso colégio prioriza a educação Alimentar dentro da sala de aula, com atividades , jogos, interação e culinárias saudáveis.
Ensinamos desde pequenos que o alimento saudável também é muito saboroso.
Desde o berçário, nossos pequenos já iniciam atividades de Nutrição com o reconhecimento dos alimentos e texturas.
Nossos lanches, sempre feito de forma saudável e as lancheiras com lanchinhos padronizados.
Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados sempre com supervisão.

No âmbito clínico

Periodicamente é feito um relatório antropométrico de cada uma de nossas crianças com peso, estatura, circunferência cefálica e encaminhada aos pais. Sempre com o alerta de nossa Nutricionista em cada um deles.

No âmbito de produção

As atividades desenvolvidas por nossa Nutricionista especialista em Educação Nutricional Infantil é:
Elaborar e avaliar os cardápios adequando-os às faixas etárias e perfil dos nossos alunos, identificando inclusive necessidades específicas como alergias e intolerâncias;
O planejamento, orientação e supervisão de compras para o alimento fresco e de safra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos também é feito por nossa Nutricionista.
Contamos com uma cozinha de primeira geração, para atendermos o nosso colégio que está em ascensão.
O planejamento e adequação de instalações, físicas, equipamentos e utensílios, de acordo com a tecnologia estão todos sobre supervisão intensa para que o produto final seja entregue em perfeitas condições para nossos alunos.
Nossa cozinha também possui um exclusivo Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados sempre com supervisão.

Atendimento

11 9 8534-7097

11 2476-6931

escola@alumie.com.br

Unidade 1

Berçário e Ed. Infantil

Rua Conde Prates, 78 – Parque da Mooca, São Paulo – SP

Unidade 2

Fundamental I

Rua Conde Prates, 52 – Parque da Mooca, São Paulo – SP

Copyright © -  Todos os direitos reservado ao Colégio Alumie Mooca